terça-feira, 26 de outubro de 2010

Reunião de Pais versus escola...depósito de jovens

Na escola do meu Diogo ( 12º ano / Biologia ) houve reunião de Pais/ mães, ontem à noite.
Que tristeza.....uma escola - José Gomes Ferreira -, das mais bem posicionadas no ranking nacional, cerca de 1100 alunos.....33 pais presentes. Ou seja 3 % dos alunos mereceram que seus Pais fossem à escola onde os "depositam" dia a dia.
Uma Associação onde me integro e que de ano para ano tem as mesmas caras, com as saídas dos que vão terminando o secundário e que com dificuldade vamos substituindo, vai assegurando a ligação com a Direcção e luta como pode pela melhoria das condições de ensino e do ensino !
Não há ligação casa/escola, os Pais só aparecem quando têm problemas para resolver ou protestar das baixas classificações que os filhos às vezes têm.
É o salve-se quem puder, o egoísmo no seu estado puro ! Sugestões ? nenhumas ! Exigências...? muitas !
Acabei como acabo sempre, agradecendo a presença de quem quiz estar na reunião, referindo que afinal também não era muito importante o que ali se fazia :_APENAS ESTAVAMOS A FALAR E TENTAR MELHORAR O FUTURO DOS NOSSOS FILHOS.
COISA POUCO IMPORTANTE.
Olharam-me com caras de parvo, mas mesmo assim os parvos eram os que estavam refastelados em casa, numa indiferença total pela escola de seus filhos.
Para eles a escola é pouco mais que um depósito onde deixam os filhos todos os dias, para que os eduquem.....da deseducação familiar diária ! Não são todos felizmente.....ainda estiveram 3 % !
Sai irritado e com pena de assistir à demissão das Famílias do seu papel no sistema educativo !
O Sócrates não tem a culpa de tudo afinal !

2 comentários:

  1. Infelizmente esse mal não é de agora Fernando!!!
    Fiz parte integrante da Associação de Pais, de Coja,(Tesoureira) durante todo o tempo que o Francisco por lá andou... e o pior que constatei, para além da pouca assiduidade dos pais, foi o facto de "muito falarem na rua", e na hora da verdade, quando se pediam assinaturas, mostrando que precisávamos estar unidos para alcançar qualquer objectivo, se recusavam a assinar, com medo (?!?)...;/
    Depois queixam-se...

    ResponderEliminar
  2. Mas eu sei que o mal não é de agora.......tb ando nisto desde que o Diogo foi para o 5º ( está no 12º )..... é o mal dos Tugas........
    Mas chateia......

    ResponderEliminar